Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista

Eiichi Tashiro


EIICHI TASHIRO: O único prefeito nissei de Registro

Ele assumiu o cargo de prefeito no último ano do mandato em razão da morte de Wild José de Souza.

 

Eiichi Tashiro nasceu no dia 30 de maio de 1922 na cidade de Iguape que, àquela época, incorporava várias localidades que, posteriormente, como Registro, se tornaram municípios. Seus pais, Eizo Tashiro e Riku Tashiro, vieram do Japão já casados, na época da colonização, para trabalhar na agricultura e se tornaram bananicultores. 

 

Casou-se com Nobuye Tashiro em 5 de abril de 1941, em Registro. Inicialmente trabalhou na agricultura, depois veio para a área urbana onde sua liderança junto à Colônia Japonesa despertou nele a vocação política. Elegeu-se vereador e cumpriu mandato de 1952 a 1955, na segunda legislatura da Câmara Municipal após a emancipação político-adminsitrativa do município.

 

Em 1956, Wild José de Souza foi eleito prefeito e Eiichi Tashiro tornou-se vice prefeito. Wild morreu em 1959, último ano de mandato, e Eiichi assumiu a vaga, tornando-se o único prefeito nissei de Registro e sendo responsável por algumas importantes realizações daquele período.

 

Eiichi Tashiro foi responsável, por exemplo, pela implantação do sistema de telefonia na cidade. Em 5 novembro de 1959, ele assinou o edital da concorrência pública para concessão dos serviços de telefonia, colocando Registro entre as cidades que tinham, na época, esse moderno sistema de comunicação.

 

Eiichi foi uma das lideranças da região a discursar quando o presidente Juscelino Kubistchek e o governador Ademar de Barros estiveram em Registro, em 24 de agosto de 1961, para inauguração da BR 2, que mais tarde passou a chamar-se BR-116. 

 

Depois de um longo período sem cargo eletivo, Eiichi Tashiro foi novamente eleito vereador entre 1983 e 1988. Nesse período ocupou cargo na Mesa Diretora ao ser eleito por seus pares como 1º secretário da Câmara Municipal. 

 

Eiichi Tashiro morreu em 19 de agosto de 2007.